12 de julho de 2014

Sobre ter gatos...


E aí, lindas! Tudo bem? Bom, eu e a Allana amamos gatos e resolvemos compartilhar isso com vocês de uma forma que pudesse ajudar àqueles que querem muito ter um, mas ainda têm receios. Então se essa é a sua situação, continue lendo esse post e descubra algumas das vantagens, desvantagens e custos de um gatinho :3

Vantagens


Para começar, eles são uma fofura e é praticamente impossível não se apaixonar por essas carinhas. A da Cecília (mostrada acima), gatinha da Allana, que o diga haha. Outro momento deles que é simplesmente encantador e super divertido, é assisti-los brincando. O modo como eles se divertem com as coisas mais inusitadas é fascinante!


Outra vantagem é que eles são silenciosos, passam a maior parte do tempo dormindo, meu gato (mostrado na foto acima), o Neném, é a prova viva disso. Além disso, são companheiros e sensíveis. Quando vocês está triste, ele fica grudadinho em você, mas quando sentem que você melhorou, sentem-se a vontade para explorar o mundo lá fora <3 Ah, uma vantagem super importante:  os insetinhos que andam pela sua casa somem e, caso a sua casa sofra com algumas visitinhas de ratos, pode ter certeza de que eles sumirão e, se eles nunca apareceram por aí, com um gatinho, isso continuará sendo uma garantia...


Outro detalhe maravilhoso desses bichanos é que eles não se incomodam com visitas, o máximo que pode acontecer é de eles saírem de perto por serem meio assustados, que é o caso do meu gatinho, por exemplo. E eles podem viver em apartamentos, já que não fazem barulho. Mas, nesse caso, você deve ter caixinha de areia dentro de casa e, de preferência, que ele seja criado em um apê desde filhotinho porque não deve ser nada fácil sair de uma casa, onde eles têm total liberdade, e ir para um apê onde as ações deles ficarão um tanto quanto limitadas. E se seus pais estão preocupados com a sujeira que eles podem causar, fiquem tranquilas! Os gatos são super higiênicos e conforme pegam o hábito, fazem todas as necessidades fora de casa, então você não tem que lidar com odores desagradáveis ou nenhuma "surpresinha" enquanto anda pela casa ;)

Desvantagens

Se você gosta de tê-lo sempre sob os seus olhos ou não quer ter mini-fofuras na sua casa, castrar é a melhor opção, já que, estando castrados, não terão mais que procurar os companheiros por aí. O preço varia de veterinário para veterinário, mas acho que fica algo na faixa de 100 à 200 reais. Outro detalhe, que eu nem chamo de desvantagem, mas apenas um cuidado a mais mesmo, é que gatos machos têm uma propensão maior a ter infecção urinária, então deixe a vasilhinha de água do seu gato sempre cheia!


Outra coisa desagradável sobre os fofos é que eles podem ter o hábito de "roubar" comida, então, se esse for o caso do seu gatinho, lembre-se de que, até que você o eduque a não fazer isso (sem agredir o animalzinho, deixando bem claro), você terá que tomar cuidado com o lugar onde deixa a comida na sua casa. Você deve ter paciência e ter SEMPRE em mente que é você que pensa, eles apenas seguem os instintos, portanto você deve ser a cuidadosa.


Outras duas desvantagens são: eles podem adquirir o hábito de subir em sofás, camas, etc. e o de arranhar o sofá, por exemplo. Mas não é nada que não se possa dar jeito. Com paciência e tempo, esses hábitos desaparecem. O único que eu não consegui mudar no meu filho gatinho, é o de arranhar o sofá, mas como ele não o danifica, nem eu, nem minha mãe ligamos.

Custos

Os custos são com ração, que varia de preço, de acordo com a marca, loja, cidade, se vai ter sabor disso ou daquilo, depende também do dono e do quanto está disposto a gastar com isso. Eu gasto o básico, compro ração comum e o Neném adora :3 Como já disse, se quiser castrar, o custo também entra na lista, mas não é nada demais, já que só terá que fazê-lo uma vez. E outros gastos são com idas ao veterinário para tomar alguma injeção, quando tiver doente e com remédios para tirar pulgas e carrapatos que eles adquirem nesses passeios da vida... Os outros custos, como coleiras, por exemplo, são opcionais e você ainda corre o risco do seu amiguinho se sentir incomodado com isso.


Bem, num geral é super tranquilo ter gatos e eles quase nunca dão trabalho. São ótimos companheiros, fofos e extremamente amáveis, divertidos e sensíveis. E aí, repensou a ideia de ter um desses andando pelos corredores da sua casa? Espero que sim! Beijinhos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário